Escrito por LuÃs "MAXLD" Dias
Sexta, 18 Setembro 2009 13:07
Página 1 de 8
Depois de ter dominado o mercado dos processadores no mercado entusiasta há uns anos atrás, a Intel contra-atacou em força e nos últimos anos a AMD tem tentado recuperar o tempo perdido. Após o lançamento atrasado dos primeiros cpus de 45nm, a AMD parece estar finalmente a recuperar alguma da sua reputação graças aos seus mais recentes PhenomII. Os quad core "X4" já demonstraram a sua capacidade para overclock extremo e os triple core "X3" desafiam os já veteranos Core2Duo. Vejamos o que um PhenomII X3 720 Black Edition pode actualmente oferecer em relação ao já clássico Core2Duo E8500. Qual a diferença de performance na perspectiva de uma utilização banal de gaming?
Informações
Nesta review iremos analisar algumas caracterÃsticas do AMD PhenomII X3 720 Black Edition, acoplado a uma board de média gama Gigabyte AM2+ e juntamente com memórias DDR2, pois este cpu é socket AM3 (DDR3) mas é compatÃvel com AM2+ (DDR2) graças ao duplo controlador de memória integrado e compatibilidade de pinos/sockets AMD. A comparação será efectuada com um dos seus rivais da Intel, o popular Core2Duo E8500, embora o principal rival seja o Intel C2D E7500.
Vejamos algumas caracterÃsticas técnicas do 720 Black Edition:
|
|
| Processor |
AMD Phenomâ„¢ II X3 |
| Model |
720 |
| OPN Tray |
HDZ720WFK3DGI |
| OPN PIB |
HDZ720WFGIBOX |
| Operating Mode 32 Bit |
Yes |
| Operating Mode 64 Bit |
Yes |
| Revision |
C2 |
| Core Speed (MHz) |
2800 |
| Voltages |
0.850-1.425V |
| Max Temps (C) |
73'C |
| Wattage |
95 W |
| Virtualization |
Yes |
| L1 Cache Size (KB) |
128 |
| L1 Cache Count |
3 |
| L2 Cache Size (KB) |
512 |
| L2 Cache Count |
3 |
| L3 Cache Size (KB) |
6144 |
| CMOS |
45nm SOI |
| Socket |
AM3 |
| AMD Business Class |
No |
| Black Edition |
Yes |
|
Como podemos ver, o 720 é um modelo "Black Edition", o que quer dizer que tem vários multiplicadores desbloqueados para que possamos fazer overclock com a máxima facilidade. Tem sido um trunfo dos mais recentes cpus AMD para combater o domÃnio da Intel, sendo que vários recordes de overclock foram conseguidos em quad cores "X4". Estes processadores triple core "X3" são no fundo processadores quad core com um dos cores desactivado, facto que tem despertado interesse na comunidade, pois nalguns deles é possÃvel desbloquear o quarto core e ficar assim com um quad core improvisado. O truque apenas resulta com a activação de ums opções especÃficas em certas motherboards, coisa que a AMD não achou muita piada e que tem tentado evitar que aconteça, fazendo pressão sob os fabricantes de boards. No entanto, o desbloquear do quarto core não é também muito pacÃfico, porque mesmo que o quarto core seja desbloqueado, não garante de modo algum que a performance do cpu se mantenha estável em default ou overclock. É uma questão de sorte.
Os cpus são basicamente fabricados segundo certos standards mas nenhum cpu sai igual e as caracterÃsticas/performance de cada um é que vai ditar o seu próprio modelo. Neste caso, os PhenomII X4 que saem com um dos cores anómalo, são convertidos em modelos triple core "X3" sendo esse core desactivado. Esse processo de selecção acontece também em relação à s velocidades/frequências dos cpus quando são testados, a sua máxima performance normalmente dita o modelo que vai ser. No entanto, algumas fornadas de cpus saem com performance superior mas acabam por ser nomeadas como modelos mais abaixo para poder colmatar faltas de stock no mercado. E isso dá origem a batchs de cpus que são incrivelmente bons para overclock em relação ao modelo que são. No caso dos cpus triple core há possibilidade de alguns também beneficiarem desse tipo de estratégia e quando se desbloqueia o quarto core, este aguenta-se bem tanto em default como em overclock.
No nosso caso, a motherboard que usámos tem as famosas opções de bios que permitem desbloquear o quarto core, mas tal revelou-se inútil, pois o sistema ficou imediatamente instável, não fazendo sequer o POST convenientemente. Conseguimos sim um overclock considerável e foi dessa base que partimos para vários testes, mas focando-nos no que geralmente mais interessa aos gamers: performance durante jogos.