Text Size

Gigabyte HD5850 1GB GDDR5

O novo "round" no combate das gráficas já começou e vem recheado de bem mais interesse do que o anterior em que o DX10 foi no mínimo controverso. Com a chegada do Windows 7 chega também o DirectX 11, e as novidades desta vez parecem bem mais entusiasmantes e relevantes para o desenvolvimento da indústria dos jogos. Falaremos de alguns detalhes nesta review. A AMD/ATi ataca cedo com o lançamento das primeiras placas com suporte DX11 e as primeiras da gama entusiasta a recorrer ao processo de fabrico de 40nm. Surge assim a série HD5800, e as primeiras são concretamente a HD5870 e a HD5850, ambas com gpu Cypress. As novidades são substanciais e para nos ajudar a analisar algumas, temos ao nosso dispor a nova Gigabyte HD5850 1GB GDDR5 (GV-R585D5-1GD-B). Iremos testá-la num frente a frente com uma das best-sellers da ATi, a HD4870 1GB GDDR5, em jogos recentes tais como: Crysis Warhead, FarCry2 ou Need for Speed: Shift. Consumos, temperatura e ruído serão também alvo de atenção.


Especificações

Gigabyte HD5850 1GB GDDR5 :: GV-R585D5-1GD-B Gigabyte HD5850 1GB GDDR5 :: GV-R585D5-1GD-B Gigabyte HD5850 1GB GDDR5 :: GV-R585D5-1GD-B

Tabela de especificações:
GPU: ATi Radeon HD5850 (Cypress)
Transístores: 2150 Milhões
Fabrico: 40nm
Stream Processing Units: 1440
Clock gpu: 725 MHz
Clock memória: 1000MHz (4000Mhz data rate)
Memória: 1GB
Tipo de memória: GDDR5
Bus de memória: 256 bit
Bus: PCI-E 2.0
Velocidade do bus: X16
D-Sub: Sim, por adaptador
DVI: Sim, x2
HDMI: Sim
DisplayPort: Sim
Max. Resolução Digital: 2560x1600
Max. Resolução VGA: 2048x1536
DirectX: DX11, DX10.1, DX10, DX9
Shader Model: 5.0
OpenGL: 3.1, 3.2 (em 2010)
OpenCL: Sim
ATi CrossfireX Sim
ATi Stream Sim
ATi Avivo Sim

Novidades ATi

- ATi Stream

Faz parte das drivers ATi e em conjunto com o DX11 permite que o GPU efectue tarefas como processamento de física, podendo fazê-lo mais rapidamente que o cpu.

- ATi Eyefinity

Esta é talvez a novidade mais interessante, já que permite ligar até um total de seis monitores 2560x1600px ao mesmo tempo. Haverá modelos específicos ATi com seis portas "DisplayPort" para maximizar essa situação. A disposição da imagem será facilmente configurável pelas drivers e desta forma o utilizador pode optimizar os monitores de forma livre conforme o tipo de uso que pretenda, seja para trabalho, jogos ou multimédia. Para trabalho, o uso de mais monitores permite uma melhor organização/distribuição de janelas/programas abertos, o que ajuda a aumentar a produtividade. Em jogos, a vantagem vai para um aumento substancial o "field of view", ou seja, uma maior visão periférica que nos permite "ver mais ao nosso redor" em jogos FPS ou simuladores de voo, por exemplo. Em jogos RTS e MMORPG temos também uma visão muito mais alargada dos mapas e menus.
Uma grande quantidade de jogos está já a ser testada para assegurar a compatibilidade com o Eyefinity.

 




Parcerias

pcode160